A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, foi premiada por diversos programas nas áreas de exportação, sustentabilidade, preservação do meio ambiente e inovação tecnológica. A cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Agropecuário deputado Homero Pereira, na Câmara dos Deputados, foi realizada nesta quarta-feira (27/10) em Brasília.
No evento, ela afirmou que a agricultura brasileira é sustentável e caminha para se tornar a “maior agricultura verde do planeta”. A declarou foi feita poucos dias da COP 26, em Glasgow na Escócia. Teresa Cristina admitiu existência de problemas, mas enalteceu a força do agronegócio e elogiou o trabalho dos servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“Estamos num período da COP, onde o Brasil tem que mostrar… infelizmente muita gente joga como se a agricultura brasileira não fosse essa agriculta real que nós temos. Temos problemas? Temos. Mas na dimensão da nossa agricultura eu posso afirmar que ela é sustentável e caminha a passos cada vez mais largos para ser cada vez mais sustentável e a maior agricultura verde do planeta”, observou.
Tereza Cristina atribuiu a “pujança do nosso agro” ao desenvolvimento tecnológico e especialização do homem do campo. “E o produtor rural, que foi essencial porque ele ‘comprou’ esse trabalho, essa ciência, essa pesquisa, e acompanhou e vem produzindo cada vez melhor e de maneira sustentável”, destacou. O Prêmio Mérito Agropecuário deputado Homero Pereira foi instituído em 2014.
O objetivo é de premiar cidadãos ou instituições cujos trabalhos ou ações tenham-se destacado nos campos científico, de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de sustentabilidade na área da agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural. Ao todo foram onze premiados, sete pessoas e quatro instituições de defesa do meio rural e boas práticas no campo da educação e desenvolvimento humano.
Da redação com informações e foto da Câmara Federal