Na manhã desta quarta-feira (07), foi realizada em São Mateus do Sul a abertura da exposição “Eugenja, Eugénie Eugênia Miszke”, um dos destaque da programação do mês polonês 2024, em comemoração à 30ª edição da Tradycje Polskie. A exposição é uma colaboração entre a Casa da Cultura Polônia Brasil, a Prefeitura de São Mateus do Sul e o núcleo Braspol.
Hilda Jocele Digner Dalcomuni, professora de história, abriu a cerimônia do evento que começou com uma apresentação artística do músico, professor e empreendedor cultural Marco Antônio de Almeida Penna que tocou três peças ao violino, proporcionando uma acolhida musical que encantou o público.
Após a apresentação, o presidente da Braspol de São Mateus do Sul, Crisanto Nogueira Cavalcanti, tomou a palavra. Crisanto destacou a importância das parcerias para a preservação e promoção das tradições culturais polonesas. “As colaborações entre diferentes entidades são fundamentais para o fortalecimento das nossas raízes culturais. Agradecemos à Casa da Cultura Polônia Brasil e a todos os envolvidos por seu apoio incondicional”, afirmou.



Marli Jeanne Wor, presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, também fez um discurso. Ela expressou sua gratidão e entusiasmo pela continuidade das exposições e pela celebração do mês polonês. Marli comentou: “Desde o início de nossa jornada, temos trabalhado para manter viva a cultura polonesa. A exposição de hoje é um testemunho da nossa dedicação e do impacto significativo que as tradições polonesas têm em nossa comunidade.”
O Legado de Eugênia Miszke
A exposição destaca a vida e o legado de Eugênia Miszke, uma figura marcante que brilhou em várias áreas, incluindo medicina, música e dança, na Curitiba dos anos 1920. O Dr. Thiago, pesquisador e curador da exposição, explicou em uma entrevista à Radio Cultura como surgiu a ideia para a exposição:
“Então, a minha ideia não era fazer uma pesquisa sobre ela. Eu estava fazendo uma outra pesquisa que envolvia os órgãos de tubos de igreja, e por alguns motivos, durante as leituras, eu acabei cruzando com o nome dela em um livro, em uma menção que eu não achei muito comum para a época, que ela era médica, pianista e dançarina que dava concertos na Curitiba dos anos 1920. Aquilo me chamou a atenção. Quando eu terminei parte da pesquisa, me dediquei a matar a minha curiosidade pessoal. Começou com uma curiosidade pessoal, de quem era esta mulher com essa formação e que fazia esses concertos, e eu acabei encontrando algo fantástico, impressionante, que depois foi transformado de maneira resumida nessa exposição.”



Sobre o título da exposição, Dr. Thiago esclareceu: “O nome da exposição, eu escolhi ‘Eugenja, Eugénie Eugênia Miszke’ porque, como ela era uma médica, pianista e dançarina, eu tentei pegar algo que mostrasse essa pluralidade da atuação dela. Como ela nasce num lugar que era da Polônia e depois acabou sendo Rússia, ela tem por nome de batismo, Eugenja. Depois, ela vai para a Suíça, na parte que fala francês, e acaba assinando com o nome francizado Eugénie. E quando ela vem para o Brasil, ela é mencionada por Eugênia Mischke. Então, tentando pegar os três períodos: as raízes eslavas, a vivência francofônica na Suíça e a parte do Brasil.”
Dr. Thiago também comentou sobre o tempo dedicado à elaboração da exposição: “As pesquisas começaram ao redor de 2020, e a exposição ficou pronta em maio de 2023. Entretanto, a pesquisa ainda continua. Tenho algumas coisas que estou ainda buscando detalhes sobre a vida dela, principalmente no período depois de 1928, quando ela vai embora de Curitiba.”

A Importância do Mês Polonês
Marli Jeanne Wor também falou sobre a relevância do mês polonês para a preservação cultural. “O mês polonês é uma oportunidade vital para reforçar nossas raízes e transmitir a importância da cultura polonesa às novas gerações. Ver o entusiasmo e o apoio da comunidade é extremamente gratificante”, afirmou Marli.
Durante a cerimônia, Mônica Zampier, diretora de Cultura do município, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Casa da Cultura Polônia Brasil. Ela explicou que há uma colaboração entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação para promover a história e a cultura polonesa entre as crianças. Como parte dessa iniciativa, as escolas visitam as exposições realizadas no município, com o objetivo de fazer com que os alunos se sintam parte desta rica herança cultural. “Nossa parceria com a Casa da Cultura é essencial para que as novas gerações conheçam e se conectem com as tradições polonesas, fortalecendo o vínculo cultural desde cedo”, afirmou Mônica Zampier.
O evento marca um importante capítulo na celebração da cultura polonesa em São Mateus do Sul. A exposição “Eugenja, Eugénie Eugênia Miszke” oferece aos visitantes uma chance única de conhecer a vida e o legado de uma mulher notável. A exposição estará aberta até o dia 25 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 15h, sem intervalo para o almoço. Aos sábados, o horário de visitação será das 8h30 ao meio-dia. Para grupos maiores, é necessário agendar a visita com antecedência. Convidamos toda a população a conhecer e prestigiar este belo trabalho.
Portal Cultura Sul
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197