A Polícia Militar do Paraná está engajada em uma operação conjunta com a Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Intitulada “Operação Átria”, a iniciativa nacional que visa proteger e combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres, assim como o feminicídio.
O nome “Operação Átria” faz referência à principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral”, no hemisfério estelar sul, conhecida por sua coloração alaranjada. Essa denominação simboliza a retirada da mulher de situações de vulnerabilidade, colocando-a em posição de destaque devido ao papel fundamental que desempenha na estrutura familiar.
A operação ocorre em todo o estado do Paraná, de 1º a 28 de março. Na Região da Cidade Industrial de Curitiba, a Equipe Maria da Penha do 23º BPM está intensificando suas atividades, que incluem fiscalizações de medidas protetivas de urgência, visitas preventivas após ocorrências de violência doméstica e familiar, apoio para a retirada segura dos pertences pessoais das vítimas da casa do agressor, além de palestras de conscientização sobre a Lei Maria da Penha em escolas públicas, igrejas, empresas e instituições públicas e privadas.
É importante destacar que a violência doméstica, na maioria das vezes, ocorre entre quatro paredes. Se você conhece ou suspeita que alguma mulher esteja sofrendo violência doméstica, denuncie imediatamente através dos números 190, 181 ou 180. Lembre-se: em briga de marido e mulher, é preciso meter a colher sim. Faça parte dessa rede de proteção.
Da redação Portal 97 com informações e fotos da PMPR
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal 97 pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197