Uma ambulância do SAMU chegou a ser acionada para o transporte, mas durante o deslocamento o estado de saúde do menino se agravou, com queda de saturação. O veículo de socorro retornou a unidade de Cambará.

De acordo com a Prefeitura, as equipes do SAMU avançado e da 19ª Regional de Saúde foram mobilizadas e seguiram para o município levando o soro. Apesar de receber o antídoto, o menino morreu na última segunda-feira (13).

Através das redes sociais, uma familiar do menino criticou a situação do cidade ao citar que o município estaria com uma infestação do animal.

“Sim, meu sobrinho veio a óbito, aí fica a pergunta? Como uma cidade está infestada de escorpiões e não tem o soro que pode salvar a vida da pessoa? Pq os escorpião pelo que eu sei já faz muito tempo que tem quando vão tomar as providências para salvar a vida. Tem que ter ação de emergência pra Cambará, ter as condições de aplicar esse soro, pelo Amor de Deus!!! Atitude gente!!!”, escreveu uma tia do menino.

Prefeitura de Cambará se manifesta após morte de menino por picada de escorpião

Em nota, a Prefeitura de Cambará manifestou pesar pela morte e afirmou que todos os protocolos de emergência foram acionados de imediato, com apoio do CIATox, do SAMU e da 19ª Regional de Saúde. A Secretaria Municipal também explicou que o soro antiescorpiônico ainda não está armazenado na cidade, devido a exigências técnicas de conservação e capacitação profissional específicas, mas que o município já está em processo de adequação para viabilizar o armazenamento local “o mais breve possível”.

“Estamos profundamente consternados com essa perda e manifestamos nossa solidariedade à família. Todas as medidas técnicas e protocolos de emergência foram acionados de imediato, com o apoio dos órgãos regionais e estaduais de saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, em comunicado.