Neste final de semana Medianeira foi palco de mais uma etapa do Campeonato Paranaense de Pastoreio, e um destaque muito especial foi a participação do cão Ben, conduzido pelo são-mateuense José André Barbosa. Mesmo enfrentando sérias adversidades, a dupla conseguiu grandes resultados, com Ben alcançando o 3º lugar na 3ª etapa e a vitória na 5ª etapa da competição, na categoria Novatos.
Foto: Divulgação
A história de Ben é de superação. No final de junho, o cão sofreu uma grave lesão, o que exigiu três procedimentos médicos, incluindo duas cirurgias realizadas em julho. Apesar da recuperação desafiadora, Ben retornou aos treino, feitos de forma mais leve, sempre com o cuidado de respeitar os limites de sua recuperação. No entanto, mesmo ainda apresentando sinais da lesão — como a ocasional necessidade de erguer a perninha — Ben não deixou de fazer o que mais ama: conduzir rebanhos contou a tutora do cão Jamily Pinheiro.
José André, seu condutor, compartilhou a motivação de estar presente na competição não apenas para buscar o pódio, mas também para contribuir com a Associação, organização que promove o evento. “Nós treinamos com muito cuidado e respeito pelo Ben, mas o mais importante é ver o quanto ele está se recuperando e insistindo em fazer aquilo que mais gosta. Ele é um exemplo de perseverança”, comentou o competidor que ressaltou que o cão só participou com a liberação e autorização do médico veterinário que fez a cirurgia e estava presente no evento.
A vitória na 5ª etapa é um reflexo não só do talento natural de Ben, mas também do trabalho árduo e da dedicação de sua equipe. O Campeonato Paranaense de Pastoreio segue como uma vitrine para o esforço e a paixão por esse esporte, que exige muito tanto dos animais quanto de seus condutores.
Agora, com a recuperação de Ben ainda em curso, o time segue treinando, com a esperança de que a superação e o amor pelo pastoreio os levem ainda mais longe nas próximas competições.