Destaque

Inverno tem início nesta sexta-feira, dia 21

21 de junho de 2019 - Atualizado há 5 meses atrás
7 minutos de leitura

Por Redação 97

Inverno tem início nesta sexta-feira, dia 21

Inverno tem início no dia 21 de junho de 2019 às 12h54 e termina em 23 de setembro de 2019, com o equinócio da primavera.

Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Gramado no inverno
No inverno, pode nevar na cidade de Gramado (RS)

Solstício de Inverno

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

Solstícios e equinócios
Solstícios e Equinócios nos Hemisférios Norte e Sul

Equinócio de Setembro: fim do inverno no Brasil

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece em 23 de setembro de 2019, marcando o fim do inverno e começo da primavera.

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

Coisas para aquecer o seu inverno

Tem muita gente que não gosta do inverno. Dizem que não dá vontade de sair, passear e se sentem desanimadas.

Se você é uma dessas pessoas, a gente te mostra como contornar esse estado de espírito e usufruir do melhor que o inverno tem para te oferecer.

1. Convide os amigos para jogar

jogos com os amigos

Sabe aqueles jogos de tabuleiro que você tem guardado aí no armário da sua casa? Você já nem lembra deles e nem o quanto pode se divertir jogando com os seus amigos.

Cada um pode levar um jogo diferente. Entre gargalhadas e conversas, as horas vão passar e ninguém vai notar.

2. Saboreie queijos e vinhos

queijos e vinhos

Queijos e vinhos formam uma dupla infalível.

Seja com a sua cara-metade ou com um grupinho de amigos, a noite será muito bem passada a queijo, vinho e conversas sem hora para acabar.

3. Relaxe com TV, edredon e pipoca

filme e pipoca

Essa é uma combinação perfeita que não falha.

Aproveite as noites mais longas e desfrute do aconchego do seu lar. Assista filmes, as suas séries preferidas ou os seus programas de TV favoritos. Por que não? Não esqueça de levar as pipocas antes de se instalar no sofá.

4. Leia e delicie-se com uma bebida quente

bebida quente

Ah, não tem nada mais relaxante do que descansar fazendo uma boa leitura e com a caneca da sua bebida preferida ao lado.

São tantos os sabores para experimentar. Pesquise e encontrará receitas deliciosas de bebidas quentes: chocolate quente com creme de leite, chá preto com baunilha…

5. Faça sopa e coma com pão quentinho

sopa e pão

Mesmo quem não é grande admirador de sopas vai adorar a ideia de fazer uma boa panela de sopa maravilhosa e convidar os amigos para jantar. Há receitas deliciosas.

A festa já começa durante à tarde, quando todos põem a mão na massa e amassam o pãozinho que vai acompanhar o jantar. Com certeza, a diversão é garantida.

6. Organize um arraiá!

festa junina

O São João acontece nos primeiros dias de inverno. Não há festa mais gostosa do que essa no inverno.

Organize com os amigos uma festa animada, onde não podem faltar as brincadeiras, as comidas típicas e as roupas de caipira. Se vocês forem muitos também podem organizar a tradicional quadrilha.

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais