O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja que entrou em vigor no dia 26 de setembro de 2024, às 10h. A previsão é de chuvas intensas, variando entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm ao longo do dia, além de ventos fortes que podem atingir entre 60 e 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo. O alerta também destaca riscos de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Um alerta amarelo de chuvas intensas no Paraná também foi emitido e atinge mais de 200 cidades. De acordo com o Inmet, os municípios podem registrar tempestades entre quinta (26) e a manhã de sexta-feira (27). O alerta amarelo de chuvas intensas no Paraná prevê ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. Ao todo, 207 cidades do Paraná devem registrar chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h.
As regiões sob risco de tempestades entre esta quinta e sexta-feira são do Norte Pioneiro Paranaense, Região Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudeste Paranaense e Centro Oriental Paranaense.
Apesar do alerta, as regiões têm baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O Inmet listou recomendações para a população durante o período do alerta amarelo. Confira:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Fonte: INMET