As equipes de Canoinhas, Três Barras e Major Vieira, com ao menos três viaturas, trabalharam no combate a um incêndio de grandes proporções no final da tarde deste domingo (13/02), seguindo até o início da madrugada desta segunda-feira (14/02) para finalizar o rescaldo num depósito de serragem. A empresa madeireira atingida fica no bairro Industrial de Canoinhas – BR-280.
O Corpo de Bombeiros de Canoinhas foi acionado via Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) por volta das 19h e, ao tomar conhecimento da proporção e abrangência das chamas, solicitou apoio de Major Vieira e Três Barras. O incêndio estaria ocorrendo em uma caixa de serragem, nos fundos da empresa. O fogo atingiu uma torre de armazenamento de serragem com aproximadamente 600 m³.
“Reconhecida a grande proporção do incêndio, imediatamente foram acionadas como apoio adicional, as guarnições das cidades de Três Barras e Major Vieira. Efetuou-se o corte da energia elétrica, inclusive de geradores existentes no local”, explicou em nota o Corpo de Bombeiros. A partir da torre de serragem, o fogo estava se alastrando para outros locais próximos, quando a equipe chegou.

“Inicialmente, foram montadas duas linhas adutoras e quatro linha de ataque, sendo utilizadas técnicas de combate direto, por resfriamento, nas áreas adjacentes ao local que se iniciou o incêndio, para evitar a sua propagação. Também foi utilizado um caminhão com um cesto, onde dois bombeiros abriram a parede numa altura de cerca de 25 metros, e com uma linha de ataque fizeram o combate ao incêndio”, aponta o relatório.
Foram utilizados em torno de 50 mil litros de água, em duas horas de combate e proteção das áreas adjacentes, sendo controlado o incêndio e confinado apenas na área de armazenamento de serragem. Ali havia focos “de queima em profundidade”, e para “a extinção e rescaldo completos foram necessárias seis horas e a utilização de aproximadamente 60 mil litros de água”. A operação contou com 20 bombeiros e as causas estão sendo investigadas.
Da redação com informações e imagens do 9º BBM de Canoinhas.