Saúde para a maioria das pessoas, é considerada o bem mais precioso que um ser humano pode ter, mas não para todos. A importância da saúde para muitos é vista e trabalhada por vezes, até com um certo descaso, ignorando a real importância e a gravidade que se tem ao lidar com a área, é o que infelizmente está acontecendo no Hospital e Maternidade Imaculada Conceição, de São João do Triunfo, que devido a sucessíveis ‘erros administrativo’, para alguns, para outros é ‘pura politicagem’, irá perder quase um milhão de reais em equipamentos.
Entenda o caso
Em 2019 o deputado estadual Emerson Bacil indicou R$820 mil para o Hospital Imaculada Conceição de São João do Triunfo, o valor era para aquisição de equipamentos, que em um primeiro momento tinha uma listagem, e após verificação de valores o pessoal do hospital refez a listagens desses equipamentos que ficou a seguinte: Equipamento radiológico digital (1), Ultrassom (1), Poltronas coleta (5), Poltrona hospitalar acompanhantes (17), Cama fowler (15), Carro-maca (1), Foco cirúrgico (1), Mesa cirúrgica elétrica (1), Aspirador cirúrgico (1), Monitor de sinais vitais (1).
Após a indicação do deputado, era necessário que o hospital encaminhasse uma documentação, assim como a relação dos equipamentos. Esse processo é demorado e demanda de vários cuidados, já que falta documentos que são solicitados em um determinado tempo e para não ter problemas é necessário que tudo seja feito de uma forma muito profissional, afinal estamos falando de quase um milhão que foram destinados a saúde, um setor que depende de muita ajuda e a população que chega até o hospital está lá por realmente estar necessitando.
O tempo passou e em maio de 2021, mais precisamente no dia 25, foi solicitada uma reunião pelos vereadores Ari Novako, Valdo Borges e Adir Stempinhak na Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que contou com o deputado Emerson Bacil, o provedor do Hospital Imaculada Conceição, Edinei Filipak, vice-provedor Leandro Gordia, 2º secretário Cláudio Lima e assessor do secretário de estado da saúde Beto Preto, Ian Lucenda Sonda.
A reunião foi para datar um prazo de entrega das atualizações de equipamentos necessários. De acordo com o vice-provedor a equipe do hospital iria atuar para entregar a documentação dentro de 30 dias, ou seja (25/06/2021). “Uma reunião muito produtiva, nos próximos dias iremos deixar tudo certo para receber essa emenda que será muito importante principalmente para a população”, comentário do Gordia na reunião.
Ainda em 2020 o deputado Emerson Bacil, com até então vereadores Valdo Ari Novako, liderança do município Adir Stempinhak (atual vereador) estiveram no hospital, para conversar com a diretoria sobre a documentação que até aquela data não foi repassada para a SESA. Na ocasião Bacil falou sobre a importância do que ficou definido na reunião.
“A reunião de hoje foi muito boa, o valor está disponível, aguardaremos a atualização da lista de equipamentos do hospital que será realizada nos próximos dias”, disse Bacil ao final da reunião. Gordia ainda salientou no encontro que esse era a primeira vez que o Hospital Imaculada Conceição de São João do Triunfo estava recebendo uma verba tão alta. “Agradeço todo esforço do deputado Emerson Bacil e sem dúvidas nós triunfenses seremos beneficiados por mais essa conquista”.
Processo sobre os equipamentos atualizados
Passou mais oito meses e nada da documentação e após várias reclamações e mensagens que chegaram ao Portal Cultura Sul indagado sobre o assunto, o Jornalismo do Portal Cultura Sul FM, foi até o hospital em São João do Triunfo, para conversar e entender o que está aconteceu que a verba ainda não veio.
Na quarta-feira (16), estivemos no hospital e conversamos com a responsável do setor administrativo, que explicou alguns fatos, inclusive, relatando que o hospital teve problemas na diretoria, onde uma pessoa responsável pela tesouraria na época, não quis assinar os documentos da verba, que precisava ser encaminhada ao estado, atrasando esse processo.
Para resolver esse problema, foi necessário fazer uma nova eleição, com uma nova diretoria para que o tesoureiro(a), assinasse os documentos e assim, a documentação pudesse ser enviada. Os preços dos produtos subiram de maneira exorbitante em meio a pandemia, principalmente quando se fala em saúde, e com isso, as empresas relatam que não conseguem manter os valores repassado no primeiro momento, e diante desses fatos, o hospital não consegue atualizar as listagens dentro do que é solicitado, tendo inclusive extrapolando os prazos dados pela SESA.
Em conversa com o setor administrativo do hospital, eles ficaram junto com o provedor de encaminhar até a tarde de quinta-feira (17), uma nota sobre o assunto, explicando e apresentando o posicionamento do Hospital, no meio da tarde novamente ligamos solicitando essa nota e relataram que seria enviada, mas até o fim da manhã dessa sexta-feira (18), não foi enviado nenhum esclarecimento oficial do hospital, deixando todos preocupados, uma vez que diante dessa situação, são grandes as chances do Hospital e Maternidade Imaculada Conceição, perder essa importante verba para a saúde do município.
Da redação Cultura Sul FM