De acordo com o Procon de São Mateus do Sul, várias pessoas afirmam ter recebido mensagens pelas redes sociais, principalmente via WhatsApp, dizendo que foram selecionadas para ter acesso a uma vaga de emprego, na qual, trabalhando por poucos minutos ou horas, as pessoas poderiam ganhar de R$ 500 a R$ 3 mil.
A Coordenadora do Procon Municipal de São Mateus do Sul, Maria Izabel Borcate de Almeida, contou que muitas pessoas, por meio de publicações nas redes sociais, acabam sendo atraídas por falsas promessas de emprego.
“Acontece que a parte mais vulnerável que é o cidadão que está diante da promessa, acaba clicando em links enviados pelos golpistas, links esses, que são maliciosos e que após isso, várias coisas podem acontecer, desde uma conversa pedindo dados pessoais e envio de pix para pagamento de um determinado curso profissionalizante que deverá ser concluído para concorrer a vaga prometida, até podendo ter acesso aos seus contatos aplicando outros golpes, ou eles podem simplesmente invadir seu dispositivo e roubar seus dados bancários de contas, senhas, entre outros”,
explicou.
Maria Izabel explicou ainda que é preciso ter cuidado em relação a oferta de cursos na cidade por empresas que aparecem de repente, já que o Procon recebeu várias reclamações envolvendo empresas que ficam na cidade por um tempo e logo “vão embora”.
“Certas pessoas chegam em nossa cidade, alugam um espaço para receber os alunos interessados na matrícula. Esses meliantes fazem até propaganda nas rádios locais buscando atrair interessados, usando esses meios para passar credibilidade aos alunos. Acontece que após receberem o valor da matrícula, nunca mais retornam a cidade para aplicar os cursos, deixando os consumidores no prejuízo”,
contou a coordenadora.
Confira as recomendações do Procon de São Mateus do Sul à população:
- Não abram links;
- Não passem informações via telefone, Messenger, WhatsApp ou outros;
- Evitem efetuar PIX para pessoa física ou para número de celular (isso dificulta o trabalho do Procon)
- Pedimos auxílio da comunidade que, quando houver oferta de cursos em nossa cidade, nos avisem para que possamos averiguar a veracidade do mesmo, evitando, assim, gerar danos aos consumidores.
Da redação Cultura Sul.
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: