A manhã desta quinta-feira (31) começou gelada em São Mateus do Sul, que registrou temperatura mínima de -0,7 °C, segundo dados do SIMEPAR e INMET. O município aparece entre os mais frios do Paraná, ao lado de General Carneiro, que teve a menor mínima do estado: -2,6 °C. O frio intenso atinge especialmente cidades do Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, onde a combinação de ar seco e massa de ar polar favorece geadas e amanheceres congelantes.
Ainda há possibilidade de geada e formação de nevoeiros localizados ao amanhecer nos próximos dias, embora não de forma generalizada. Durante o dia, o céu permanece com poucas nuvens, típico da influência de ar polar, e os índices de umidade relativa do ar devem ficar abaixo dos 30% em vários pontos do estado — o que exige atenção à hidratação e saúde respiratória.
Na sexta-feira (1º), o tempo seco predomina no Paraná. O cenário permanece sem previsão de chuvas, e a formação de nevoeiros deve ocorrer apenas entre a madrugada e o início da manhã em áreas como o Centro-Sul, Campos Gerais e RMC, dissipando-se ainda no período matutino. O céu claro e o ar seco favorecem elevação das temperaturas à tarde, especialmente nas regiões Oeste, Norte e Noroeste.
Em São Mateus do Sul, mesmo com o frio persistente nas primeiras horas do dia, as tardes devem ficar mais amenas ao longo do restante da semana, com céu limpo e tempo firme.