Essa quarta-feira (11) começou gelada em São Mateus do Sul. Segundo dados divulgados pelo Simepar e Inmet, a cidade registrou temperatura mínima de 3,9 °C, uma das mais baixas do estado. A massa de ar polar que cobre o Paraná mantém as temperaturas muito baixas em várias regiões, com destaque para o Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais, onde houve formação de geadas fracas em diversas localidades.
De acordo com o Simepar, as condições desta quarta-feira foram ideais para a formação de geada: céu limpo, ventos fracos e ar seco. Durante a manhã, no Leste do estado, a presença de nuvens baixas e nevoeiros impediu o resfriamento mais intenso, mas na região de São Mateus do Sul, favorecendo o declínio térmico acentuado nas primeiras horas do dia.
A previsão aponta que as temperaturas voltam a cair ao anoitecer desta quarta-feira, com a possibilidade de novas geadas na madrugada de quinta-feira (12). No entanto, ao longo da quinta o frio segue firme, especialmente no interior do estado, mas com tendência de nebulosidade maior na faixa leste, devido à umidade vinda do oceano. Pode ocorrer garoa pontual na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral.
No interior, como em São Mateus do Sul, a previsão é de poucas nuvens e tempo firme. Mesmo com o sol, as temperaturas continuam baixas ao longo do dia, mantendo o típico clima de inverno paranaense.
Outras temperaturas mínimas registradas no Paraná nesta quarta-feira:
- Palmas: 0,2 °C
- Francisco Beltrão: 1,7 °C
- Guarapuava: 2,6 °C
- Lapa: 2,7 °C
- Irati: 2,7 °C
- Curitiba: 7,2 °C
A orientação da Defesa Civil e dos órgãos de saúde é que a população redobre os cuidados com a exposição ao frio, principalmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para acompanhar as atualizações da previsão do tempo, acesse os canais oficiais do Simepar e fique por dentro das condições climáticas da sua região.