A noite desta terça-feira (29) foi marcada por uma acentuada queda nas temperaturas em São Mateus do Sul e em grande parte da metade-sul do Paraná. Dados divulgados pelo SIMEPAR e INMET mostram que o município registrou mínima de -1,4 °C, na madrugada desta quarta-feira (30) uma das mais baixas do estado, refletindo os efeitos da massa de ar seco e frio que atua sobre a região, inibindo a formação de nuvens e permitindo a rápida perda de calor da superfície terrestre para a atmosfera.
O fenômeno, comum nesse período do ano, pode inclusive ser dificultado de se visualizar em algumas localidades devido à formação de nevoeiros localizados, causada pela perda de temperatura da superfície. As áreas mais propensas a esse cenário são justamente as da região centro-sul, onde está São Mateus do Sul.
Na quinta-feira (31), o frio persiste no amanhecer, com termômetros podendo marcar em torno de 5 °C em diversos municípios da região. Apesar disso, o predomínio será de sol ao longo do dia, com leve elevação nas temperaturas, principalmente nas regiões norte e noroeste do estado.
Com o sistema de alta pressão se afastando, há um aumento na possibilidade de nevoeiros pela manhã nos municípios da metade-sul, como São Mateus do Sul. Mesmo assim, não há previsão de chuva para o estado nas próximas 48 horas.