O município mais atingido é Tangará onde choveu mais de 200 mm de acordo com a Defesa Civil. A cidade fica entre Videira, Joaçaba e Fraiburgo, no chamado Meio-Oeste do Estado. Outras cidades da região de Xanxerê, como Abelardo Luz, quase na divisa com Palmas e São Lourenço do Oeste, fronteira com Pato Branco no Paraná, registraram situações bem delicadas nas últimas 48 horas.
As chuvas das últimas 48 horas, até a 1h50 desta terça-feira (11/10), atingem desde o Extremo-Oeste, Oeste até o Meio-Oeste de Santa Catarina, segundo informou a Defesa Civil Estadual. O órgão mantém equipes de prontidão e retira pessoas de regiões alagadas. Algumas cidades suspenderam aulas e outras tiveram acessos por pontes interditadas, fazendo com que famílias deixassem suas casas por conta de alagamentos
A cidade de Tangará, no Meio-Oeste, registrou o maior acumulado de chuva até a última de 235 milímetros, em 48h. Em seguida aparece o município de Galvão com 224 mm. Outras cidades também registraram acumulados próximos de 200 milímetros. Na BR-282, em Xaxim, houve um deslizamento de terra na rodovia e há relatos na região de trânsito seguindo em meia pista.
O trânsito também precisou ser completamente interditado no km 60 da SC-453, entre Luzerna e Ibicaré, no Meio Oeste Catarinense. Houve transbordamento do Rio do Peixe no trecho e a água invadiu a pista. Como rota alternativa, os motoristas devem usar o trecho Luzerna – Água Doce – Treze Tílias. 88 pessoas precisaram ser retiradas de suas casas devido aos alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, 70 pessoas estão desalojadas em quatro municípios e 18 desabrigadas somente em Abelardo Luz. Cerca de 2.390 pessoas afetadas diretamente em 14 municípios. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina detalhou estar monitorando a situação climática em todo o estado, mas já definiu que as 15 equipes de Força-Tarefa entram em estado de sobreaviso.
O município de Coronel Martins decretou situação de emergência e outras quatro cidades avaliam a possibilidade de também decretar: Bom Jesus, Ipuaçu, São Domingos e São Lourenço do Oeste, na região de divisa com Pato Branco no Paraná. Quanto à previsão do tempo, há indicativo da sequência de chuvas na região, especialmente nesta terça-feira o que preocupa as autoridades catarinenses.
Da redação com informações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e imagem/reprodução Defesa Civil