A situação foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Monte Castelo, município vizinho a Canoinhas no Planalto Norte catarinense, por volta de 2h da madrugada desta quinta-feira (03/11). A estrutura da estufa de fumo em si, em torno de 50m², veio à baixo e apenas coube o trabalho de rescaldo do que restou da construção. A ação visou, também, a proteção de outras estruturas nas proximidades.
Esse atendimento e combate ao incêndio aconteceu numa propriedade localizada na estrada geral de Pratinha II, interior de Monte Castelo. Não se sabem os reais motivos que levaram ao início das chamas na estufa de fumo, praticamente destruída por completo quando da chegada dos bombeiros. Demais construções das proximidades foram molhadas para evitar a ampliação dos estragos.
Não há a informação se a estufa estava em operação, contudo, pelas imagens divulgadas se indica a existência de tabaco em fase de secagem, com o incêndio possivelmente causado a partir do fogo existente no forno da construção. A edificação em si era de alvenaria e coberta de fibrocimento. O Corpo de Bombeiros, após combater as chamas, deixou o local aos cuidados do proprietário.
Da redação com informações e imagem do Corpo de Bombeiros