Destaque

Estudante do Colégio Eugênio de Almeida, de Fluviópolis, conquista a maior nota em São Mateus do Sul e é selecionada para intercâmbio

24 de julho de 2023 - Atualizado há 5 meses atrás
6 minutos de leitura

Por Redação 97

Estudante do Colégio Eugênio de Almeida, de Fluviópolis, conquista a maior nota em São Mateus do Sul e é selecionada para intercâmbio

Foto: Arquivo Pessoal

A aluna são-mateuense, Luana Jurach Banowski, da 1ª série do Novo Ensino Médio do Colégio Eugênio de Almeida, da localidade de Fluviópolis em São Mateus do Sul, é uma das selecionadas para o disputado Programa Ganhando o Mundo. Nesta terceira edição do intercâmbio, que contempla países de língua inglesa, mais de 12 mil alunos matriculados buscaram essa oportunidade. Com um desempenho excepcional, Luana se destacou como a estudante com maior nota em São Mateus do Sul.

A tão esperada convocação dos selecionados foi realizada na última quinta-feira (20), trazendo os primeiros alunos classificados de 344 cidades do Paraná. Para garantir suas vagas, os alunos atenderam a todos os critérios mantidos, incluindo ótimo desempenho acadêmico, assiduidade e participação em programas estaduais. Além disso, 100 alunos beneficiários do Bolsa Família também tiveram a oportunidade de fazer parte desse programa de intercâmbio.

Diretora Marta e Luana

Embarcando no início do próximo ano, os selecionados terão uma experiência enriquecedora, vivendo um semestre letivo em cinco destinos diferentes: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. A próxima etapa do processo envolve a entrega dos documentos e autorização dos responsáveis, que será realizada na próxima semana.

A Secretaria de Educação será a responsável por definir os países de intercâmbio para os mil participantes, após todas as convocações serem concluídas. Essa oportunidade proporcionará aos estudantes uma vivência única, fomentando a troca cultural e o aprimoramento acadêmico.

Ao ser questionada sobre o processo de inscrição, Luana contou que não tinha muitas esperanças no começo do processo. “No inicio, com as inscrições, eu não tinha muita esperança já que é muito concorrido. Porém, quando saiu o resultado provisório, fiquei animada, ansiosa e um pouco envergonhada, pois todos comentavam que fiquei bem colocada. Conversei com minha família, e meus pais me apoiaram muito. Sou muito grata a todos do colégio e à minha família”, disse entusiasmada.

A diretora do Colégio Eugênio de Almeida, Marta Centa, expressou seu orgulho ao ter uma aluna tão talentosa selecionada com a melhor nota em São Mateus do Sul. “Essa conquista reflete o comprometimento e a dedicação de Luana com seus estudos e o reconhecimento de seus esforços é motivo de celebração para toda a comunidade escolar”, disse.

Confira o resultado do edital n.º 45/2023  da primeira convocação dos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado.

Requisitos

Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

A nota de classificação para selecionar os estudantes considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 teve peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor tiveram peso 15 cada um na pontuação total (100).

Ganhando o Mundo

O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

Da redação Portal 97

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais