Paraná

Em menos de 4 meses, PRF registra 65 tombamentos de caminhões no Paraná

25 de abril de 2025 - Atualizado há 3 horas atrás
2 minutos de leitura

Por P97

Em menos de 4 meses, PRF registra 65 tombamentos de caminhões no Paraná

Caminhão tombado na BR-376, em Tibagi (PRF)

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que, entre 1º de janeiro e 24 de abril de 2025, foram registrados 65 tombamentos com caminhões nas rodovias federais do Paraná, resultando em 53 feridos e 7 mortes.

Esses acidentes representam 37,6% de todos os tombamentos ocorridos no período com todos os tipos de veículos, mas concentram 63,6% das mortes. A taxa de letalidade dos tombamentos com caminhões foi de 10,8%, superior à média geral de 6,4% para esse tipo de acidente.

Em contraste, motocicletas estiveram envolvidas em 97 tombamentos no mesmo período — o maior número entre todos os tipos de veículos — com 115 feridos e 4 mortes.

Apesar de representarem 56% dos acidentes, os tombamentos com motocicletas foram responsáveis por 36% das mortes, resultando em uma taxa de letalidade de 4,1%, bem menor que a com os caminhões.

Os dados evidenciam que os tombamentos com caminhões, embora menos numerosos, tendem a ser mais letais, com maior risco de morte para o condutor.

Todas as sete mortes nos tombamentos com caminhões eram os próprios motoristas, destacando a vulnerabilidade dos profissionais do transporte de carga.

Nesta semana, em apenas dois dias foram três ocorrências com caminhões com porta-contêineres na BR-376, na região de Tibagi, nos Campos Gerais.

Até por isso, nesta quinta-feira (24) a PRF realizou uma fiscalização mais rigorosa na região e vários veículos pesados foram vistoriados. Alguns chegaram a ser retidos por irregularidades diversas. Segundo a PRF, a maior parte dos acidentes envolve excesso de velocidade.

Fonte: Bem Paraná

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais