Uma equipe das Rondas Ostensivas Táticas Móvel (ROTAM), da Polícia Militar de São Mateus do Sul, estava em patrulhamento pela Vila Amaral, quando avistou um homem saindo de um determinado local, e ao perceber a presença policial tentou retornar para dentro, gerando assim suspeita. Dado voz de abordagem, na busca pessoal, foi localizado no bolso da blusa de um dos homens, uma balança de precisão aparentemente com vestígios de crack e a quantia de R$ 583,00 reais.
Em ato contínuo, foi realizada abordagem na residência, onde foi localizado uma bucha de substância análoga a crack, que após pesada, aferiu aproximadamente cinco gramas, a qual estava do lado de fora da janela onde outro homem estava próximo. A respeito do dinheiro, o suspeito relatou que seria o valor adquirido com a venda durante a semana e uma certa quantia havia repassado para o outro masculino que estava na residência.
Diante dos fatos, ambos receberam voz de prisão. Ao questionar se na residência do primeiro abordado tinha mais algum ilícito o mesmo respondeu que sim, que teria uma certa quantia de maconha em um pote. Deslocado até o local, onde estava sua esposa, e após relatar que o mesmo estava preso e que no local teria um pote com maconha, a mulher disse não saber, mas que a equipe poderia procurar.
Foi localizado o referido pote no balcão da cozinha, que após pesado, aferiu aproximadamente 20 gramas de substância análoga a maconha, que estava dividida em vários pedaços. Em seguida, os masculinos foram encaminhados sem uso de algemas até o Pronto Atendimento (PA), para exames ambulatoriais e posteriormente entregues na 3ª SDP para serem tomadas as devidas providências legais cabíveis. Vale ressaltar que o local já foi alvo de várias apreensões de entorpecentes, bem como receptação e demais ilícitos.
Da redação com informações do 27ºBPM