Notícias

Doação de Sangue: queda nos estoques gera preocupação

29 de dezembro de 2021 - Atualizado há mais de 1 ano atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Doação de Sangue: queda nos estoques gera preocupação

A queda no número de doações de sangue na última semana de 2021 é preocupante devido ao período de férias e festas de fim de ano. Consequentemente, a demanda por doação de sangue no serviço hospitalar tende a aumentar nesta época e historicamente, existe uma alta nos casos de cirurgias emergenciais.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS. Para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano.

Para Doar

Pessoas com idades entre 16 e 69 podem realizar doações de sangue. Homens até quatro vezes ao ano, a cada 60 dias, enquanto que as mulheres até três vezes. Estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 kg, estar alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.

Hemepar

 O Hemepar é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde que atua em rede, por meio de unidades localizadas em várias regiões: Hemocentro Coordenador (Curitiba), Hemocentros Regionais (Guarapuava, Cascavel, Maringá e Londrina), Hemonúcleos (Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão Umuarama, Paranavaí, Apucarana, Unidades de Coleta e Transfusão de Sangue (Paranaguá, Irati, União da Vitória, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Telêmaco Borba, uma Agência Transfusional (Ivaiporã) e um Biobanco (Curitiba).

Covid-19

As pessoas que já tiveram Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma, um dos componentes sanguíneos. Essa parte líquida do sangue concentra grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção – é o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais