A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, o qual foi o responsável pela primeira transmissão de rádio no mundo em 1896. Cinquenta anos depois, as Nações Unidas criam uma data para destacar esse importante veículo de comunicação de massa.
Nesta segunda-feira (13), comemora-se o Dia Mundial do Rádio, cuja data foi criada pelas Nações Unidas no dia 13 de fevereiro de 1946 com o objetivo de evidenciar esse meio de comunicação que foi fundamental para a década de 1940, uma vez que o globo passava por uma situação de guerra.
O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, conforme proposto incialmente pela Espanha. No ano seguinte, a data teve aprovação unânime pela Assembleia Geral das Nações Unidas, estabelecendo-se, portanto, como um Dia Internacional da ONU.
Para nós, essa data serve para lembrar o real objetivo do rádio: chegar em lugares onde outros meios não chegam; popularizar o acesso à informação; atingir as áreas mais remotas ou menos assistidas; e conscientizar o público da importância do rádio, incentivando a população a utilizá-lo como estratégia de captação de informação de qualidade e de cultura.
E esses são os objetivos da Rádio Cultura Sul FM: chegar até você, até os mais de 40 municípios, até os mais de 1 milhão de ouvintes que nos ouve. Seja em casa ou no trabalho; seja quem nos leva de carona ou nos escuta pelo aplicativo: a 97,5 FM está sempre indo mais longe para estar mais perto de você.
Por isso, a vocês, ouvintes da Cultura Sul FM, feliz Dia Mundial do Rádio!
Da redação.