Cidadania

Denúncia: moradores da Vila Amaral colocam câmeras para registrar quem descarta lixo irregularmente

26 de março de 2021 - Atualizado há 5 meses atrás
2 minutos de leitura

Por Redação 97

Denúncia: moradores da Vila Amaral colocam câmeras para registrar quem descarta lixo irregularmente

Lixos estão sendo acumulados na Vila Amaral pelo descarte irregular (foto: enviada por WhatsApp)

Mais uma denúncia foi enviada para a Cultura Sul Notícias, desta vez solicitando ajuda para divulgar o descaso com o descarte irregular de lixo em terrenos baldios da Vila Amaral. Segundo o relato, um proprietário de lotes na localidade, chegou a fazer uma “barreira” de terra para que não entrassem nos terrenos realizar o descarte, mas mesmo assim, o acumulo continua apenas mudando de local.

Sem saber o que fazer para solucionar o problema, moradores  instalaram câmeras de monitoramento para saber quem está realizando esse descarte,  munidos com as imagens vão tomar às providencias cabíveis, já que essa ação, caracteriza crime ambiental e existem leis e regras para serem seguidas por todos, principalmente quanto traz prejuízos à coletividade.

O descarte irregular de resíduos deve ser denunciado direto a força verde, através do telefone (41) 3299-1350 ou pelo disque denúncia 181, segundo a secretaria de meio ambiente de São Mateus do Sul. Muitas atitudes simples, podem ajudar na manutenção da limpeza pública, e de terrenos, confira algumas dicas:

  • Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope as bocas de lobo e pode provocar enchentes.
  • Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.
  • Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.
  • Proteja o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas), com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir quer for manusear o saco de lixo, mesmo que ele use as luvas protetoras.

 

Da redação do Portal Cultura Sul FM, com fotos encaminhada via WhatsApp por moradores da Vila Amaral

 

 

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais