Um caso raro chamou a atenção no município de São Lourenço do Sul, no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. A galinha de estimação, chamada Liebling, surpreendeu a família ao começar a apresentar características físicas de galo, mesmo sendo, biologicamente uma fêmea.
Segundo o dono, as mudanças começaram no ano passado (2024), quando as penas da ave começaram a crescer de forma diferente, ficando mais longas e lembrando a plumagem de um galo. Com o passar dos meses, Liebling também desenvolveu crista e esporões — traços típicos das aves machos.
De acordo com o médico veterinário e professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Eduardo Antunes, esse fenômeno é conhecido como reversão sexual espontânea e ocorre em aproximadamente uma a cada 10 mil aves. O processo tem origem no sistema reprodutivo, mais especificamente no ovário das galinhas, e acaba provocando mudanças físicas externas que lembram as dos galos.
Apesar da aparência, Liebling segue sendo considerada uma galinha. Casos assim são raros e costumam despertar a curiosidade de quem nunca ouviu falar sobre esse tipo de transformação natural nas aves.
Fonte: Rádio Independente RS