A programação do Mês Polonês em São Mateus do Sul segue com destaque nesta sexta-feira, 22, com a realização da Noite Cultural, evento que promete reunir tradições, gastronomia e homenagens especiais à cultura polonesa.
O evento será realizado na Rua do Mathe, a partir das 19h, e é aberto ao público, com entrada gratuita. Uma parceria com a Feira Gastronômica local, vai unir apresentações culturais e experiências culinárias, garantindo entretenimento para toda a família.
O diretor cultural da Braspol de São Mateus do Sul, Evaldo Drabeski, detalhou as atrações durante entrevista ao programa Cultura Sul Notícias. Segundo ele, a programação inclui homenagens a personalidades que se destacaram na preservação da cultura polonesa, apresentações de alunos do curso de polonês do Colégio Eugênio de Almeida e a exibição de um documentário intitulado: Fé e Tradição em São Mateus do Sul, produzido pela escola, destacando aspectos históricos, sociais e educativos.
Seis pessoas serão homenageadas durante a noite. Evaldo reforçou que essas homenagens valorizam o trabalho de pessoas que dedicaram suas vidas à preservação da cultura e das tradições polonesas.
O diretor cultural também destacou a importância do engajamento das novas gerações: “O curso de polonês, que conta atualmente com 18 alunos, permite que crianças e jovens aprendam sobre música, língua e costumes, garantindo a continuidade do patrimônio cultural para o futuro.”
Além da Noite Cultural, o público pode conferir outras atividades do Mês Polonês, como exposições na Casa da Memória da família Morozovich, festa tradicional na Água Branca e celebrações religiosas, incluindo a novena e terço em homenagem a Nossa Senhora de Częstochowa, no dia 26, às 19h, na Igreja da Água Branca.
A expectativa dos organizadores é ampliar o público e promover maior integração entre as comunidades, destacando São Mateus do Sul como um importante polo de preservação da cultura polonesa no Paraná.