A prefeitura segue recebendo calxisto para estradas e depositando resíduos sólidos em áreas da unidade. A F&M, uma holding canadense de capital fechado e focada em investimentos para desenvolvimento de projetos para exploração de recursos naturais, sobretudo em mineração, assinou o contrato de compra da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX). O anúncio oficial foi confirmado pela Petrobras, nesta quinta-feira (11/11) e apontadas as diretrizes na sequência.
Após a conclusão da operação de venda, a Petrobras continuará operando a unidade através de um contrato de prestação de serviços por um período transitório (Transition Service Agreement – TSA) enquanto o comprador estrutura seus processos e monta suas equipes. Isso acontecerá sob um acordo de prestação de serviços, evitando qualquer interrupção operacional.
A Petrobras e a F&M reafirmam o compromisso estrito com a segurança operacional na SIX em todas as fases da operação. Assim como serão mantidas parcerias firmadas pela SIX com o município de São Mateus do Sul para o fornecimento de calxisto – utilizado na pavimentação de vias da cidade – e para a disposição de resíduos urbanos em áreas da unidade que já passaram por mineração.
Os empregados da Petrobras que decidirem permanecer na companhia poderão optar por transferência para outras áreas da empresa. Ou então aderir ao Programa de Desligamento Voluntário, com pacote de benefícios. Segundo a gerência de comunicação, a Petrobras vem conduzindo os processos de desinvestimento com transparência e respeito aos empregados.
Ainda, segundo a estatal, a empresa divulga interna e externamente as principais etapas do processo e dá todo o apoio aos profissionais envolvidos. Também, nenhum empregado da Petrobras será demitido em decorrência da transferência do controle da SIX para o novo dono. Havendo, obviamente podendo ocorrer a recontratação de profissionais qualificados, com critérios e regras de trabalho do setor privado.
Da redação com informações da gerência de comunicação da Petrobras