Uma chuva de meteoros conhecida como Perseidas será visível na noite desta terça-feira (12) e madrugada de quarta-feira (13). O fenômeno é um dos mais aguardados do ano.
As Perseidas acontecem todos os anos, quando a Terra cruza uma nuvem de fragmentos. Ao entrar na atmosfera em alta velocidade, essas partículas se incendeiam e formam riscos luminosos no céu, conhecidos popularmente como “estrelas cadentes”.
O fenômeno deve ser mais visível para quem estiver na região Norte do Brasil. Entretanto, o brilho da Lua quase cheia deve reduzir a quantidade de meteoros visíveis.
A chuva pode ser vista em meados de julho até o fim de agosto, segundo o Observatório Nacional (ON). O auge do fenômeno ocorre agora. No Hemisfério Norte, em condições ideais, é possível ver de 50 a 75 meteoros por hora, ao contrário do Brasil onde a visualização é mais restrita.
Como observar a chuva de meteoros?
Para tentar observar a chuva de meteoros, é importante procurar um local escuro e afastado de grandes cidades, longe da poluição luminosa.
Segundo o ON, não há um horário exato para o pico. A melhor chance de observação é durante a madrugada, a partir das 3h.
Entretanto, quanto mais ao Sul, mais tarde os meteoros serão visíveis.
Fonte: CBN Total.