Na sessão desta terça-feira (24/03), o Poder Legislativo de São Mateus do Sul vota um requerimento que pede para que todas as emendas impositivas, de todos os vereadores, tenham como destino a pasta da Saúde. Cada vereador, conforme a lei orçamentária anual, destina valores em torno R$ 115 mil no ano para ações que compreendem ser importantes para o município.

O requerimento que será votado visa o contingenciamento de despesas que se fizerem necessárias para a contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no município. De acordo com o presidente, o objetivo é dar autonomia para que a prefeitura faça uso conforme foi necessário. A determinação virá do departamento de saúde. “Para aquilo que há mais necessidade, maior urgência”, explica o presidente da Câmara, Nereu Dal Lago.
“Nós pedimos voto de confiança em nós”, acrescenta. Segundo o presidente, estas emendas podem ser cumpridas até o final do ano (31/12/2020), mas o objetivo é de que seja agilizada para ajudar no combate e prevenção ao vírus. “O momento é de união”, ressalta o presidente. “A gente sabe do momento e bom senso, e da necessidade.”
“Queria deixar bem claro para todo mundo, também, da ajuda e do apoio do nosso deputado. Do [Emerson] Bacil, em prol do nosso município, da população de São Mateus do Sul e do Paraná. Porque o Bacil tem de cuidar da população de todo o Paraná e está dando uma atenção especial a nós. Isso é muito importante, muito obrigado”, disse Nereu Dal Lago.
O presidente, até por restrição de aglomeração de pessoas, pede que as pessoas acompanhem a reunião, a partir das 18h30 desta terça-feira na página do Facebook da Câmara.