A formação foi realizada entre os dias 29 e 31 de agosto na unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Rio Negrinho. Ao todo, participaram do treinamento 20 bombeiros militares do Planalto Norte catarinense nesse treinamento de regaste de vítimas quando da ocorrência de acidentes com veículos. Além da parte prática, os profissionais também tiveram instrução teórica.
A primeira etapa do curso foi justamente a revisão do conhecimento teórico, com foco na rotina de resgate sendo possibilitado aos bombeiros o treinamento prático. Segundo divulgou o 9º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM) de Canoinhas, “com ênfase nas ações de avaliação de cena, gerenciamento de riscos, prioritariamente em estabilizações avançadas, técnicas de desencarceramento e extração”.
“A capacitação visa criar cenários que proporcionem ao efetivo desenvolver estratégias de resgate veicular diante das peculiaridades presentes na área do Planalto Norte. Além disso, integra as ações de atualização e padronização de procedimentos operacionais, implantadas em Santa Catarina de acordo com a diretriz operacional vigente da corporação”, explicou o BBM sobre a instrução repassada.
Nesse trabalho, atuaram como instrutores do treinamento o 1º Tenente BM João Ricardo, Cabo BM Liebl e Cabo BM Maidl, todos com curso de Instrutor de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMS). Na formação, os agentes de resgate puderam também testar os conhecimentos por meio de simulações práticas dos trabalhos de resgate em acidentes automobilísticos.
Da redação com informações e imagens do 9º BBM