O Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul divulgou imagens de alguns pontos de atenção do município para o caso de alagamentos, evidenciando o monitoramento contínuo da equipe, assim como da Defesa Civil municipal.
De acordo com o monitoramento hidrológico da Copel, entre segunda (16) e terça-feira (17), o Rio Iguaçu registrou um aumento de 0,04 metro em São Mateus do Sul, sendo, portanto, sua vazão atual de 513 m³/s. Na segunda-feira (16), o rio estava com 4,71m às 11h; já nesta terça (17) o rio estava com 4,75m no mesmo horário.
O Major do Corpo de Bombeiros de Irati, Jorge Augusto Ramos, destacou que, mesmo após 3 dias sem volume expressivo de chuva e dias com tempo estável, o rio apresentou elevação.
“O regime de fluxo no rio Iguaçu é muito interessante, com as ferramentas e sistemas de monitoramento disponibilizados pela copel, dados do Simepar e observação de campo, podemos construir modelos de monitoramento consistentes. Hoje, mesmo após 3 dias da redução dos volumes de precipitação e pelo menos 2 dias de tempo bom, estável, ainda observamos a elevação de nível nas cidades de São Mateus do Sul e União da Vitória”, destacou.
Apesar do aumento da elevação do rio Iguaçu, sobretudo em União da Vitória, que já chega a 5,34 metros, o Major comenta que momento é de tranquilidade.
“Então é um momento de tranquilidade, porque o tempo está estável. Mas o monitoramento e o alerta são permanentes, uma vez que o rio também demora pra ter o escoamento”, explicou.
De acordo com Tiago K. Huk, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil, a equipe está monitorando todos os pontos em que há histórico de alagamento, os quais são os pontos mais vulneráveis nesse momento.
Foto: CB São Mateus do Sul
Foto: CB São Mateus do Sul
Foto: CB São Mateus do Sul
Foto: CB São Mateus do Sul
Foto: CB São Mateus do Sul