A projeção foi lançada nesta quinta-feira (03/02) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio do Boletim de Indicadores Econômico Fiscais de fevereiro. A estimativa leva em conta uma análise do ano de 2021 e destaca o crescimento e as características do estado no comércio exterior. Bem como, movimento econômico e geração de empregos.
As exportações catarinenses atingiram um valor recorde em 2021, com um crescimento de 26,6% e atingindo US$10,292 bilhões. As importações via portos catarinenses também foram destaque, com um crescimento ainda maior de US$24,9 bilhões, números recordistas nunca antes alcançados em Santa Catarina. Tudo isso é, também, elemento de geração de emprego, no campo do comércio exterior.
“Santa Catarina está acima da média nacional. Temos os melhores índices de emprego e em 2021 também foi marcado pela expansão no comércio exterior. Com uma economia diversificada, somos segundo lugar no ranking de competitividade. Três dos cinco portos do Brasil que mais exportaram e importaram cargas em 2021 são de Santa Catarina”, comemora o secretário da pasta, Luciano Buligon.
A localização estratégica, competitividade tarifária e portuária e produção de qualidade permite ao departamento trabalhar em 2022, segundo ele, “com foco para gerar ainda mais oportunidades”. Os números de 2021 atualizam os indicadores econômicos e fiscais do Estado e referendam o bom momento da economia catarinense, num comparativo com os demais estados e a média nacional.
“Os dados desta edição evidenciam o crescente dinamismo do comércio exterior catarinense bem como as mudanças recentes no perfil, onde as importações assumem uma relevância cada vez maior. Também evidenciam a crescente importância dos portos catarinenses no complexo portuário brasileiro”, avalia o economista da Secretaria de Desenvolvimento, Paulo Zoldan.
Quanto aos postos de trabalho, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que 295 municípios catarinenses (92,54%) fecharam o ano de 2021 com um número maior de admissões do que demissões – perfazendo a criação de 167.854 ao longo do ano no Estado. O destaque do boletim sobre emprego é para o setor de serviços e positivo da indústria do vestuário.
O setor de Serviços criou 66.806 postos de trabalho, a indústria também se sobressaiu em 2021, onde registrou um saldo de 53.516 postos com destaque para o ramo de artigos do vestuário, que sozinho foi responsável por 9.945 postos. A maior expansão ocorreu na construção, com um crescimento de 12,63% sobre o estoque de empregos. A atualização dos dados é mensal, segundo a SDE.
Da redação com informações da SDE/Secom/SC e Foto: Gustavo Camargo/Porto de São Francisco do Sul