Saúde

Bebê de seis meses morre por coqueluche no PR; Sesa investiga uma segunda morte pela doença em bebê de Irati

26 de julho de 2024 - Atualizado há 4 meses atrás
3 minutos de leitura

Por Redação 97

Bebê de seis meses morre por coqueluche no PR; Sesa investiga uma segunda morte pela doença em bebê de Irati

Imagem: reprodução da internet

Um bebê de seis meses morreu vítima da infecção respiratória coqueluche, em Londrina, no Norte do Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o Ministério da Saúde já foi notificado. Além disso, a Sesa investiga ainda uma segunda morte pela doença, em um bebê de três meses, da cidade de Irati, no Centro-Sul do Estado.

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Formas de proteção contra coqueluche em gestantes

Uma das formas de proteção contra a doença é a vacinação durante a gravidez, dessa forma, auxilia o bebê a ficar protegido, por meio da transferência de anticorpos que acontece durante a gestação. Segundo a Sesa, a dose da vacina deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20° semana da gravidez e pode ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê.

Formas de proteção contra coqueluche em crianças

Nas crianças, a imunização nas crianças ocorre por meio da vacina pentavalente e DTP, segundo a Sesa. A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

Com informações de RicMais

Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão:

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal Cultura Sul pelo WhatsApp (42) 99907-2942 ou (42) 9833-7197

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais