A tradicional bala de banana pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná após a votação do Projeto de Lei 317/2025, que acontece na tarde desta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa do Estado. O doce fabricado em Antonina, no Litoral, é comercializado em diversos outros estados do Brasil, e levado por turistas até mesmo para outros países.
O Projeto de Lei foi criado pelo deputado estadual Gilberto Ribeiro, que reconhece o tradicional doce paranaense como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. As proprietárias das empresas Bala de Banana Antonina e Bananinha marcam presença no plenário.
Bala de banana como Patrimônio Cultural do Paraná
Segundo Gilberto Ribeiro, as balas de banana ajudam na prevenção das histórias e culturas do Paraná, e que reconhecer o doce como patrimônio cultural mantém o legado e fortalece as atividades econômicas e turísticas da região. Caso o Projeto de Lei seja aprovado, seguirá para sanção.
“Trata-se de uma honraria justa e adequada, que resgata valores, fortalece laços culturais e dá visibilidade à produção artesanal do nosso litoral. A bala de banana é mais que um doce: é parte da identidade do povo paranaense”, explicou Gilberto Ribeiro.
Conheça a bala de banana
Fabricada no litoral do Paraná, as fábricas de Antonina abastecem outros estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso.
O doce é reconhecido como Indicação Geográfica (IG) desde 2020. O título atesta que a bala de banana possui um vínculo direto com o estado do Paraná e que representa uma manifestação cultural.
Fonte: RicMais