Por volta das 19h10min de domingo (04/07), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio. No local foi constatado que o incêndio ainda estava na fase inicial e restrito a canalização da lareira e que havia queimado apenas a tinta da canalização devido a um super aquecimento, não sendo necessário usar nenhum tipo de agente extintor para controlar as chamas.
Esse foi o primeiro caso na região em 2021, com equipamentos para aquecimento de ambiente, por isso, é importante que a população tome cuidados redobrados na hora de fazer uso de aquecedores, lareiras, fogões a lenha etc. Segundo o Tenente Maltaca do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, a aproximação do inverno e a queda nas temperaturas contribuem para o uso frequente deste tipo de equipamento.
De acordo com o Tenente, o uso de aquecedores a gás pode se tornar perigoso caso o ambiente não possua saídas de ar para a circulação do oxigênio. No Brasil, as normas de segurança vão desde a fabricação até a instalação dos aparelhos, diretamente propostas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ele alerta ainda para alguns cuidados básicos que todos devem seguir:
- Manter aberturas para a circulação de oxigênio no ambiente;
- Fazer a manutenção correta e no tempo previsto no equipamento;
- Acionar somente profissionais capacitados para a instalação (a má instalação pode oferecer riscos);
- Não obstruir passagens de ventilações permanentes;
Da redação Cultura Sul com foto da PM