A Prefeitura de São Paulo confirmou nessa segunda-feira (1/5) o primeiro caso da variante arcturus da Covid-19. O paciente é um homem de 75 anos acamado e com comorbidades. Ele teve alta médica na última quinta-feira (27/4).
Em 7 de abril, o homem apresentou sintomas de síndrome gripal e febre e foi encaminhado para atendimento em um hospital privado da capital. O paciente possui o esquema vacinal completo contra a Covid.
A cepa, conhecida também como XBB.1.16, apresenta entre os principais sintomas irritação nos olhos, tosse seca e episódios febris. A variante arcturus está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde como uma variante de interesse, que até o momento não apresentou gravidade.
Em comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância de tomar a vacina bivalente contra a Covid-19 e completar o esquema vacinal para se proteger contra formas graves da doença.
Sintomas
Com o aumento de casos de Covid-19 relacionados à Arcturus, mais pessoas têm relatado novos sintomas da infecção viral: coceira e sensação de viscosidade nos olhos. Segundo pediatras da Índia, os pacientes – principalmente as crianças – também apresentam febre alta e tosse.
Os sintomas ainda são considerados raros, mas os médicos alertam que eles devem ser levados em consideração na avaliação dos pacientes, pois podem ser facilmente confundidos com manifestações de outras infecções virais.
Com informações Portal Metrópole
Fique bem informado, clique no ícone abaixo e faça parte da nossa comunidade, recebendo as notícias em primeira mão: