Aluno do Colégio São Mateus recebe medalha de ouro na OBMEP; outros colégios também se destacam, confira
7 de março de 2023
- Atualizado há 5 meses atrás
6 minutos de leitura
Por Redação 97
Foto: Arquivo Colégio Estadual São Mateus
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto de nível nacional e é realizado de maneira anual desde 2005. O exame é aplicado em escolas públicas e privadas com o objetivo de estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
Em dezembro de 2022, foram divulgados os resultados da última edição e São Mateus do Sul despontou com diversas premiações nas escolas públicas do município.
O Colégio Estadual São Mateus foi uma das instituições com mais destaque na prova: um aluno recebeu medalha de ouro e outros seis receberam o título de “Menção Honrosa” devido ao excelente desempenho no exame.
Em entrevista ao Portal Cultura Sul, Telma Pelegrini Staniszewski, diretora do Colégio, afirma:
“Como diria Paulo Freire: Escola é sobretudo, gente… Gente que trabalha, que estuda… que alegra, se conhece, se estima. E é justamente neste ambiente, que garante aos alunos a possibilidade de um desenvolvimento pleno, que o Colégio Estadual São Mateus organiza e direciona suas ações.”
afirma.
Segundo ela, os resultados são fruto da preocupação da equipe pedagógica e diretiva em garantir aos alunos a participação em eventos que os permitam demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo dos períodos letivos. Também destaca a oferta de programas diferenciados e metodologias inovadoras como parte dessas conquistas.
O aluno medalhista de ouro na OBMEP, Tobias Borges Guimarães, cursava o 2º ano do Ensino Médio em 2022 e, por meio todo o seu esforço e dedicação, foi premiado. Ele conta que “um olhar mais sério e o empenho durante a realização da prova fizeram total diferença”.
“Além de Tobias, outros alunos também foram contemplados com as “Menções Honrosas” por terem se destacado durante a realização das provas, as quais exigem muito esforço, dedicação e empenho aos quais dispensamos nossa alegria e orgulho”
conta a diretora.
Os seis alunos que receberam Menção Honrosa são: Cauã Vieira de Oliveira (6°A); Léo Vitor de Souza (7°B nível I); Carolina Ferreira Kampmann (8°B); Gustavo Morales (9°A); Andrezza Hainosz Nadolny (9°C nível II) e Camila Kampmann (2°A Química nível III).
A redação do Portal conversou com o professor de matemática Álvaro Niz que comentou a respeito da conquista de Tobias e da importância dela tanto para o aluno quanto para a escola:
“Como professor de Matemática fiquei muito feliz e orgulhoso pela conquista do Tobias. Mas, não me surpreendi, pois sei da capacidade dele, sempre muito dedicado e comprometido com os estudos, participativo nas aulas e uma capacidade autodidata diferenciada. Ser medalhista de ouro da OBMEP é para poucos. Já tivemos alguns medalhistas e premiados no colégio, (inclusive, tive o privilégio de ser professor de alguns deles também). Mas, dessa vez a conquista foi o OURO. Para nós do CESM é gratificante termos alunos com esse potencial. Além de valorizar o ensino público, mostra a toda comunidade escolar que quando há dedicação e comprometimento tudo é possível. Sempre incentivo os meus alunos para que estudem e superem os seus limites. A dica que eu sempre dou é: “conheça a prova”, resolva provas anteriores, seja ela de vestibular, ENEM, OBMEP, concursos etc. Essa prática é essencial para a preparação. Meus parabéns ao Tobias! Sucesso!”
Além do Colégio Estadual São Mateus, outras instituições públicas da cidade foram premiadas.
Três alunos do Colégio Estadual do Campo do Lajeado receberam o título de Menção Honrosa, sendo eles: Ana Júlia de Oliveira e Silva Pereira (7°B nível I); Íris Polak de Andrade (9°A nível II); Euler Kozelinski Cavalheiro (3° Série A nível III).
E no Colégio Estadual Duque de Caxias, o aluno Gustavo Kovalco ganhou medalha de bronze na Olimpíada.
Em uma época tão desafiadora para a educação de base, destacar grandes feitos como as dos alunos supracitados é imperativo.
Da redação.
Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩