O Paraná está em alerta amarelo, até às 18h desta segunda-feira (26), de perigo potencial devido ao declínio de temperatura. O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está em vigor desde este domingo (25). Na manhã desta segunda-feira, 15 cidades do estado tiveram temperaturas negativas, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Ainda segundo o Simepar, nesta segunda-feira, 12 cidades paranaenses bateram recorde de dia mais frio do ano: Santa Helena, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Pinhão, Guarapuava, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Guaraqueçaba, Guaratuba, Cornélio Procópio e Londrina.
Alerta amarelo no Paraná
Segundo o Inmet, o alerta amarelo é para risco de problemas de saúde, devido ao queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC. O aviso é para todas as cidades do Paraná, além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul.
Previsão do tempo no Paraná
De acordo com o Simepar, a previsão é de que o frio continue no estado nesta terça-feira (27), devido a uma massa de ar polar.
“Com isso, o sol predomina, mas ainda faz bastante frio sobre as regiões paranaenses. Há previsão de geadas entre o sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e RMC. À tarde as temperaturas ficam agradáveis, com umidade relativa baixa entre o oeste, noroeste e o norte. No período da noite, a nebulosidade aumenta no leste do estado, com condição para formação de nevoeiros”, informou o Simepar em site oficial.
O frio começa a perder força na quarta-feira (28), segundo o Simepar, com a volta de calor durante a tarde. As chances de nevoeiros aumentam entre o Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral.