Silas Vasconcelos, de 14 anos, salvou a vida do primo Igor na última quinta-feira (7/8). Os dois moram em Fortaleza (CE) e estavam conversando. Foi quando Igor, de 13 anos, se engasgou enquanto tomava uma mistura de leite com achocolatado e flocos crocantes. O primo fez uma manobra de Heimlich, técnica de tração abdominal para desobstruir as vias aéreas, e conseguiu resolver a situação.
O episódio aconteceu no apartamento em que Silas mora com a mãe, que é tia de Igor. A família estava hospedada lá para participar de um evento sobre educação. Câmeras de segurança instaladas na cozinha registraram todo o salvamento.
Segundo a mãe de Igor, a empresária Lione Vasconcelos, os dois conversavam e riam quando o engasgo começou. Inicialmente, Silas pensou que o primo estivesse brincando, mas, ao perceber a gravidade, decidiu agir.
A mãe de Silas, que também estava no apartamento, orientou o filho a chamar um vizinho, que é médico. No entanto, no caminho até a porta, o adolescente mudou de ideia. “O Silas disse que, quando saiu na porta pra poder pedir ajuda, ele pensou… E eu tenho certeza que foi o Espírito Santo mesmo que agiu. Ele pensou: ‘se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar’. Então ele já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor”, contou Lione ao G1.