Portal Cultura Sul FM

Nacional

Acidente com ônibus de alunos da UFPA deixa 70 feridos e 5 mortos em Goiás

16 de julho de 2025 - Atualizado mês passado
5 minutos de leitura

Por P97

Acidente com ônibus de alunos da UFPA deixa 70 feridos e 5 mortos em Goiás

(Foto: Divulgação)

Informações preliminares apontam que o acidente na BR-153 envolvendo alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), na madrugada desta quarta-feira (16), ocorreu após uma carreta que trafegava no sentido contrário invadir a contramão e colidir frontalmente com um dos quatro ônibus do comboio, que transportava 25 estudantes. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, quatro ocupantes do ônibus — o motorista e três estudantes — morreram no local.

motorista da carreta também não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já o passageiro do caminhão foi socorrido com ferimentos graves. Um segundo ônibus do comboio também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido. Os outros dois veículos não se envolveram no acidente, que ocorreu em Porangatu, região Norte de Goiás.

Registro de 75 vítimas

Ao todo, a ocorrência teve registro de 75 vítimas, de acordo com a Ecovias Araguaia, que administra a BR-153. Cinco pessoas foram resgatadas por equipes da concessionária – quatro em estado grave e uma em estado leve. Outras vítimas foram removidas por equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Prefeitura Municipal de Talismã (TO).

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia confirmado seis mortes, mas depois corrigiu para cinco. Outras quatro vítimas graves foram transportadas ao Hospital de Alvorada, no Tocantins.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, tanto o micro-ônibus quanto o ônibus estavam transportando estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que seguiam para um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Goiânia.

Os alunos saíram do Pará para participar do congresso que começa hoje e vai até o dia 20 de julho, e tem a expectativa de receber mais de 10 mil estudantes de todo o país. A presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi confirmada na programação de amanhã.

O acidente aconteceu no km 2 da BR-153. A rodovia permaneceu completamente interditada entre 4h10 e 9h20. Neste momento, foi parcialmente liberada, com tráfego fluindo em ‘pare e siga’.

Governador e UNE lamentam acidente

Por meio das redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, lamentou o acidente e disse que está em contato com autoridades locais para acompanhar a situação.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente envolvendo estudantes da UFPA na BR-153, em Goiás. Jovens que saíram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos. Estamos em contato com as autoridades locais para acompanhar a situação e o estado do Pará está à disposição para colaborar no que for necessário”, escreveu o governador.

A UNE também prestou solidariedade às vítimas e informou que está em contato com autoridades, universidades e com o governo federal para oferecer apoio aos envolvidos.

“A União Nacional dos Estudantes recebeu com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BR-153, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho. Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil”, afirma a nota.

Fonte: OGlobo

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais