Regularizar a situação de onze famílias que estavam numa área invadida, doada da empresa Pormade para a prefeitura. Esse foi o objetivo de uma reunião de mediação com representantes dos moradores deste local. A prefeitura, tendo o respaldo do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), firmou acordo para dar resolução definitiva destes casos, nesta sexta-feira (09/04).
Para o juiz Carlos Mattioli, que coordena o CEJUSC e responde pela Vara da Família da Comarca de União da Vitória – que abrange Bituruna, a iniciativa é importante para as famílias e prefeitura. “As pessoas precisam deste suporte social do poder público, inclusive para a questão habitacional, mas não podem ficar em espaço que não é de sua propriedade”, observa.
“Foi uma ação pioneira de buscar a solução. O prefeito Rodrigo Rossoni está de parabéns pela atitude de buscar esta solução. Sem dúvida precisamos deste atendimento humanizado para as famílias”, acrescenta o juiz. Mesmo em tempos de pandemia, o magistrado seguindo os protocolos de saúde foi com a equipe e mediadores até Bituruna neste atendimento.
O prefeito Rodrigo Rossoni colocou o setor de assistência social do município à disposição e frisou que há sim esse respaldo da prefeitura. “Estamos somando esforços e ajudando as pessoas em regularizar a situação de moradia e amanhã ou depois eles não terem que sofrer uma reintegração de posse e ser expulsos deste espaço público”, explica.
Disso a busca da conciliação, por meio dos servidores de mediação do CEJUSC e Assistência Social de Bituruna, além da presença do juiz Carlos Mattioli, oferecendo o suporte para que gradualmente as famílias deixem o local invadido e mudem para local de sua posse. “O que a gente quer é que todos tenham a dignidade e uma casa para morar tranquilo, no espaço da família. Tendo este apoio do doutor Carlos Mattioli”, completa o prefeito.
Da redação com t
exto e fotos assessoria CEJUSC