Portal Cultura Sul FM

Destaque

São Mateus do Sul registra 34,2°C, a maior temperatura de 2026, e entra em alerta para temporais

29 de janeiro de 2026 - Atualizado há 3 horas atrás
3 minutos de leitura

Por P97

São Mateus do Sul registra 34,2°C, a maior temperatura de 2026, e entra em alerta para temporais

Foto: São Mateus do Sul / P97

São Mateus do Sul registrou na quarta-feira (28) a temperatura mais alta de 2026 até o momento, chegando a 34,2°C, conforme dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O calor intenso, aliado à alta umidade, aumenta o risco para a ocorrência de temporais na região, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

De acordo com o Simepar, um sistema de baixa pressão atua sobre o Estado e favorece a formação de áreas de instabilidade em praticamente todas as regiões. A previsão indica que, após uma trégua no período da manhã, as chuvas retornam a partir da tarde desta quinta-feira (29), podendo ocorrer de forma localizada e com intensidade.

“Apesar das condições favoráveis à ocorrência de eventos intensos, não estamos falando da atuação de uma ciclogênese intensa, como nos casos de ciclones extratropicais, e sim de uma baixa pressão localizada como causa da chuva no Paraná”, explica a meteorologista do Simepar, Bianca de Angelo.

Além do calor registrado em São Mateus do Sul, outras cidades do Paraná também tiveram temperaturas elevadas na quarta-feira, como Cerro Azul (38,9°C), Capanema (37,8°C), Foz do Iguaçu (37,1°C) e São Miguel do Iguaçu (36,3°C).

Risco alto de temporais

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta risco alto para tempestades pontualmente intensas, chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento, descargas elétricas, além de possibilidade de granizo localizado. Esses fenômenos podem provocar alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores, destelhamentos e redução da visibilidade nas estradas.

Para a região Sudeste do Paraná, onde está São Mateus do Sul, a orientação é de atenção redobrada, principalmente no período da tarde, quando as áreas de instabilidade tendem a se intensificar.

Previsão para os próximos dias

Na sexta-feira (30), as temperaturas seguem elevadas em todo o Estado, com máximas próximas dos 30°C em grande parte das regiões. A chuva deve ocorrer de forma mais dispersa, principalmente entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com menor intensidade.

No sábado (31), a entrada de ar úmido do oceano amplia as áreas de instabilidade, com maior concentração no Litoral e avanço em direção ao Centro-Sul, podendo alcançar São Mateus do Sul com pancadas isoladas.

Já no domingo (1º de fevereiro), a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai deve concentrar as instabilidades no Oeste e Noroeste, mas a chuva poderá se espalhar de forma isolada e fraca para outras regiões ao longo da tarde.

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os boletins meteorológicos e evite áreas de risco durante períodos de chuva intensa.

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais