Mais de 155 milhões de brasileiros vão às urnas em outubro para escolher para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados. Para depositar o voto na urna eletrônica, entretanto, os eleitores precisam antes apresentar um documento oficial com foto e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Confira quais documentos são aceitos, se o título de eleitor está em dia e como corrigir a situação e ainda quem é obrigado a votar.
Documentos necessários: O que levar para votar no dia da eleição
Muitos eleitores pensam que, para votar, é obrigatório levar o título eleitoral. Mas no dia do 1º turno da votação, em 4 de outubro, e num eventual 2º turno, em 25 de outubro, basta comparecer ao local de votação e apresentar um documento oficial com foto.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os seguintes documentos são válidos para comprovar a sua identidade:
- carteira de identidade (Registro Geral ou RG);
- identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
- passaporte;
- certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
- carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Também é possível realizar a identificação por meio do aplicativo e-Título, aos eleitores que já cadastraram as impressões digitais na Justiça Eleitoral e possuem fotografia no documento digital.
Situação Eleitoral: Como saber se o seu título está regular?
Para votar, o eleitor precisa que o título esteja regularizado com a Justiça Eleitoral. É possível consultar a situação eleitoral diretamente no site do TSE. O caminho é simples, basta clicar no campo situação eleitoral e digitar o CPF.
