Na segunda-feira (26), a Polícia Militar Ambiental (PMA) atendeu uma denúncia de corte de árvores nativas na localidade de Rio das Pedras, no município de São Mateus do Sul. A informação foi repassada de forma anônima por meio do telefone 181.
Durante a vistoria na propriedade indicada, a equipe constatou a abertura de valas de drenagem e o desflorestamento em uma área de banhado, considerada protegida por legislação ambiental. Para a confirmação e mensuração do dano, os policiais utilizaram técnicas de geoprocessamento, com análise de imagens de satélite, que também permitiram identificar o período aproximado das intervenções.
De acordo com a PMA, o proprietário do imóvel não possuía autorização ambiental para a realização das atividades. Diante da irregularidade, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5 mil, por impedir a regeneração natural da vegetação em uma área de aproximadamente 0,51 hectare.
Além da multa, a área foi embargada para possibilitar a recuperação natural do ambiente degradado. O caso será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a apuração de possível crime ambiental.