O tornado que atingiu cidades do Paraná na noite de ontem deixou ao menos seis mortos e mais de 430 feridos. O fenômeno tem características específicas que dificultam a previsão, mas o alerta de tempestades severas e ventos intensos já podem indicar um risco de ele acontecer.
Antes de um tornado
Se possível, verifique a estrutura da sua residência. A Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) orienta revisar principalmente o madeiramento de apoio do telhado. Quem mora em prédios está mais bem protegido devido às vigas e estrutura reforçada. O órgão também recomenda desligar os aparelhos elétricos e o gás, além de colocar no chão todos os objetos que possam cair.
Acompanhe os alertas da Defesa Civil e das empresas de meteorologia. Vale também acompanhar o deslocamento das nuvens e ficar atento à previsão do tempo.
Durante um tornado
Se estiver em casa: fique longe de portas, janelas e objetos móveis, busque o cômodo mais seguro da casa, que tenha laje e vigas. “Caso não tenha, entre embaixo da mesa, se enrole no cobertor ou em colchões. Nunca tente segurar portas e janelas, porque o vento é muito mais forte do que você”, diz a geógrafa Karin Linete Hornes, do departamento de geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Proteja a cabeça de itens que possam cair ou se deslocar com o vento forte.
Se estiver fora de casa: veja se é possível deitar em uma vala ou depressão do terreno. De preferência, entre em algum prédio. “As pessoas devem ter empatia nesse momento, abrir portas e acolher quem está na rua”, diz Hornes. Ela orienta evitar ficar em ginásios de esporte, postos de combustíveis, granjas, estábulos e chiqueiros, que podem cair com facilidade.
Se estiver dirigindo: use cinto de segurança e estacione longe de árvores, postes, torres de transmissão ou placas de propaganda. Procure local mais seguro com vigas reforçadas.
Após um tornado
Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise a Defesa Civil ou o corpo de bombeiros sobre os danos causados. A Sedec orienta ficar longe de edificações danificadas e só voltar para casa quando as autoridades informarem que é seguro.
Em casa, use lanterna para verificar os danos. Mas saia do local se sentir cheiro de gás de cozinha. Nesse momento, os serviços hospitalares e de comunicação só devem ser usados em caso de emergência.
Ajude outras pessoas se possível. Crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção podem precisar desse apoio. Mantenha-se informado. Esteja atento às instruções dos órgãos competentes.
Informações: UOL