A Polícia Militar Ambiental realizou duas autuações por crimes ambientais nos municípios de Rio Azul e Antônio Olinto, no Sul do Paraná. As ações ocorreram após constatações de cortes e supressões (retirada) ilegais de vegetação nativa, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
Em Rio Azul, na localidade de Porto Soares, os policiais encontraram o corte de quatro pinheiros-araucária – árvore símbolo do Paraná e protegida por lei – além de outras 18 árvores nativas. O proprietário do terreno não possuía autorização para a derrubada e foi multado em R$ 7.400,00.
Já em Antônio Olinto, imagens de satélite analisadas pelo setor de georreferenciamento da Polícia Ambiental apontaram para um possível desmatamento na localidade de Corvo Branco. A vistoria no local confirmou a supressão ilegal de 1,72 hectares de vegetação nativa. A proprietária da área foi autuada em R$ 11.000,00.
Nos dois casos, as áreas afetadas foram embargadas e os responsáveis irão responder criminalmente pelos danos ambientais.
- Foto: BPMA
- Foto: BPMA
- Foto: BPMA