Nessa segunda-feira (04), uma ação rápida da Polícia Militar Ambiental evitou que um dano ambiental ainda maior fosse causado em São João do Triunfo. Após uma denúncia anônima, a equipe se deslocou até a localidade de Vila Palmira, onde constatou um desmatamento ilegal em andamento às margens do Rio Iguaçu, em área de preservação permanente (APP).
No local, foi confirmada a movimentação irregular de solo com o uso de um trator esteira/escavadeira, sem qualquer tipo de autorização ambiental. A área devastada totaliza cerca de 900 metros quadrados.
Durante o flagrante, o operador do maquinário foi detido e encaminhado para os procedimentos junto à polícia judiciária. Além disso, tanto o proprietário do trator quanto o dono do terreno foram notificados a comparecer no Pelotão da Lapa para prestar esclarecimentos. A máquina utilizada na ação permanecerá apreendida.
A intervenção imediata da Polícia Ambiental foi decisiva para impedir que o impacto ao meio ambiente fosse ainda mais grave. O caso reforça a importância da colaboração da população no combate a crimes ambientais.
A Polícia Militar reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 ou pelo site www.181.pr.gov.br.