Portal Cultura Sul FM

Destaque

Casos de raiva em Antonio Olinto mais que dobram nos últimos meses; Adapar pede vacinação urgente

17 de julho de 2025 - Atualizado há 3 meses atrás
2 minutos de leitura

Por P97

Casos de raiva em Antonio Olinto mais que dobram nos últimos meses; Adapar pede vacinação urgente

Fotos: Divulgação/P97

Em entrevista ao Portal P97, a fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de São Mateus do Sul, Jurema Iara Luz, trouxe uma nova atualização preocupante sobre os casos de raiva em animais no município de Antônio Olinto e região. Segundo ela, o número de focos confirmados da doença mais que dobrou desde o mês de março.

Na ocasião da última entrevista, divulgada em março, haviam sido registradas 19 notificações, com 9 casos confirmados da doença e ocorrências em bovinos, equinos e caprinos. Agora, a situação se agravou: 26 casos foram atendidos em Antonio Olinto, sendo 15 focos positivos para raiva, totalizando 18 animais acometidos.

“Infelizmente, o número de casos aumentou de forma expressiva nesses últimos meses. Por isso, reforçamos novamente o apelo: todos os produtores precisam vacinar seus rebanhos, independente da localidade. A prevenção é a única forma de controlar a doença”, alertou Jurema.

A fiscal destacou ainda que, neste momento, os casos estão mais concentrados na região de Campina de Cima, em Antonio Olinto.

Jurema lembrou que não basta aplicar apenas a primeira dose da vacina. É necessário fazer o reforço 30 dias depois e manter a imunização em dia todos os anos. Outro cuidado importante é quanto ao armazenamento correto das vacinas, que devem ser mantidas em temperatura adequada, e o uso de seringas individuais para cada animal.

Mesmo com o trabalho constante da Adapar e os alertas já feitos, a volta da doença reforça a importância de os produtores estarem atentos e manterem seus rebanhos protegidos. A fiscalização segue monitorando e orientando as propriedades, mas a colaboração dos produtores é fundamental.

 

Whatsapp

Entre na comunidade do P97 e receba as notícias em primeira mão direto no seu WhatsApp! 🤩

Clique aqui e fique informado

Compartilhe este artigo

Leia Mais