Um cão foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar depois de ficar preso em um paredão de uma mina desativada em São Mateus do Sul. O resgate aconteceu na tarde desta quarta-feira (16), por volta das 13h30, após a corporação ser acionada por uma funcionária da empresa responsável pelo local.
Segundo as informações repassadas inicialmente, o animal estava preso em uma espécie de platô a cerca de 12 metros de altura do chão, em um paredão que totaliza 24 metros de altura. Diante da dificuldade de acesso, a equipe de funcionários pediu auxílio aos bombeiros para realizar o salvamento. Contudo, quando a equipe chegou no locarl, verificou que o paredão tinha um pouco mais de 50m de altura e que o cão estava a cerca de 20m do solo.
Em entrevista ao Portal P97, a Tenente Mariana Rozentalski, Comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul explicou que para viabilizar a operação, foi utilizada uma viatura Auto Busca e Salvamento, que serviu de ancoragem para a montagem do sistema de cordas necessário para a descida na mina. Dois bombeiros desceram até o local onde o cão estava, enquanto um terceiro coordenava toda a operação a partir do topo.
Durante a descida, os bombeiros precisaram redobrar a atenção devido à instabilidade do terreno, já que foi registrado o desprendimento de rochas no percurso, uma característica natural da formação geológica da mina.
Ao encontrarem o animal, os resgatistas constataram que ele já apresentava sinais de desidratação, possivelmente devido ao tempo em que ficou preso e exposto no local.

Foto: Corpo de Bombeiros
Para garantir a segurança do animal, os bombeiros utilizaram um equipamento específico conhecido como cabo solteiro, que permite prender o cão de forma segura por meio de nós próprios para esse tipo de operação. Em seguida, o animal foi colocado em um equipamento chamado triângulo de resgate, popularmente conhecido entre socorristas como “fraldão”, que é usado geralmente para estabilizar vítimas humanas em resgates de altura.

Foto: Corpo de Bombeiros
Com todos os procedimentos realizados conforme as normas técnicas, o cão foi retirado com segurança junto ao bombeiro militar responsável pela descida. Quando o cão já estava em solo seguro, a equipe providenciou hidratação para dele.
Após ser retirado da mina, o animal foi entregue aos cuidados dos funcionários da empresa. Eles relataram que próximo ao topo da mina existem algumas residências e que possivelmente o cachorro tenha um tutor entre os moradores da região. A própria equipe da empresa ficou responsável por tentar localizar o dono do animal.
Veja o registro do resgate:
Ver essa foto no Instagram