Alexia Martins, que completará 12 anos no próximo dia 2 de agosto, vive uma realidade desafiadora em São Mateus do Sul. Em conversa com a equipe de jornalismo do Portal P97, a mãe da jovem contou explicou os problemas enfrentados. “Ela é autista não verbal, ela tem síndrome de Wuest (Síndrome de West, também conhecida como epilepsia mioclônica infantil, é uma doença neurológica rara que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. Ela é caracterizada por espasmos epilépticos recorrentes, atraso ou regressão no desenvolvimento neuropsicomotor e um padrão específico no eletroencefalograma (EEG) chamado hipsarritmia), sequelas de um derrame cerebral. Minha filha depende de cuidados intensivos e de medicamentos controlados para convulsões e para manter a tranquilidade, como carbamazepina e risperidona”, explicou Silmara Martins, mãe de Alexia.
Ela relata que a rotina da família é marcada por muitas dificuldades. “Eu não posso trabalhar porque ela fica meio período em casa e meio período na APAE. Além disso, eu tenho problemas de saúde, como ansiedade, depressão e um problema sério no pulmão, então não consigo sair para trabalhar”, relatou Silmara.
A família vive em uma casa simples, com apenas um cômodo e banheiro de madeira, repleto de frestas, e conta com poucas cobertas para enfrentar o frio. Alexia possui apenas dois pares de tênis, usando apenas um devido a uma deformidade no pé, e enfrenta limitações alimentares, ainda se alimentando em mamadeira e com restrições por causa do autismo.
Outro desafio constante é a aquisição dos medicamentos. “Quando não tem no SUS, eu preciso comprar. Só o meu marido trabalha, e o remédio risperidona custa R$ 69 por frasco, que dura cerca de 15 dias”, conta Silmara.
A família recorreu à equipe do Portal P97 em busca de ajuda para garantir melhores condições de vida para Alexia, especialmente em relação a roupas adequadas para o frio e medicamentos. Quem puder colaborar com alguma doação, como roupas no tamanho 12 ou calçados no tamanho 31, pode entrar em contato pelo telefone: (42) 9 9830-7683.