Duas cobras da espécie Micrurus frontalis, conhecida popularmente como coral-verdadeira, foram encontradas neste mês de junho na área rural de Ladeira, às margens da PR-151, no km 32,5, em São João do Triunfo. A presença desses animais chamou atenção justamente por se tratar de uma espécie peçonhenta e considerada incomum na região.
A informação chegou à redação do Portal P97, que buscou esclarecimentos junto ao Departamento de Vigilância em Saúde do município. Segundo a funcionária Jenifer Stanski, até o momento não houve nenhum registro ou reclamação formalizada a respeito do aparecimento das serpentes. Apesar disso, a orientação para moradores que se depararem com situações semelhantes é clara: se o animal estiver vivo, o contato deve ser feito diretamente com o Corpo de Bombeiros. Em caso de o animal já estar morto, a recomendação é entrar em contato com a Vigilância Sanitária local.
A reportagem também conversou com a tenente Mariana Rozentalski, comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul. Ela explicou que, embora os bombeiros realizem resgates de animais silvestres, o destino adequado desses bichos deve ser definido por órgãos ambientais. “Bombeiro não é órgão ambiental. No caso municipal, existem as secretarias do Meio Ambiente e também os postos do IAT – Instituto Água e Terra, antigo IAP – que são os responsáveis por dar a destinação correta. Quando é possível, fazemos a soltura do animal em área afastada de residências. Quando não, encaminhamos ao IAT”, detalhou.
Vale lembrar que, além dos riscos à saúde, a captura e morte de animais silvestres é considerada crime ambiental. Por isso, é essencial que a população adote os canais corretos para garantir a segurança e a preservação das espécies.