Nesta sexta-feira (10), Pedro Kwiatkowski Distéfano (PSD), eleito nas eleições de 2024 como um dos vereadores de São João do Triunfo, divulgou um vídeo em suas redes sociais expondo uma situação que o deixou incomodado.
O vereador explica que nesta sexta todos os vereadores foram convocados para aprovar três projetos às 18h30 na Câmara dos Vereadores em uma sessão extraordinária.
Dentre os projetos que o vereador comenta, um é relacionado à saúde, projeto intitulado “Sim Saúde”, outro que cria diversos cargos comissionados, segundo ele com altos salários, e um terceiro que cria um cargo comissionado na Assistência Social. Os dois últimos são os projetos que causam descontentamento no vereador Pedro.
Segundo Distéfano, um dos projetos que cria cargos comissionados tem 20 páginas e não pode ser votado em regime de urgência, como sugere a convocação.
“É um projeto que tem que ser votado quando começar as sessões ordinárias, com o tempo, com análise, ver o impacto financeiro que vai ser gerado pra prefeitura.”
Durante o vídeo, Distéfano solicita ao prefeito Mário Cezar (PT) que retire o projeto da votação desta sexta e que o deixe para ser analisado e votado quando as sessões ordinárias retornarem. A justificativa para tal pedido seria o compromisso que fez com a população triunfense.
“Quando saí na eleição e pedi voto, eu prometi para a população o que ia fazer um trabalho sério pela população, eu prometi que eu ia trabalhar sério e certo.”
Na sequência, o vereador volta a comentar sobre a criação de cargos comissionados na Prefeitura face à desvalorização do funcionário público, concursado e de carreira.
“Aqui [no projeto] cria vários cargos comissionados e o funcionário público de carreira está com o salário defasado a tempo. E o 3 cria um cargo comissionado lá na assistência social, que o meu voto será contra. Mas é um projeto que afeta o funcionário público de carreira, funcionário que faz engrenagem da máquina pública trabalhar. O que faz acontecer, são mais de 450 funcionários que o salário deles ninguém fala em mexer. Falam em mexer no salário do cargo comissionado que é o amigo do prefeito, amigo que trabalhou em campanha, né?”
Ao final do vídeo, Pedro Distéfano faz um convite a todos os funcionários públicos de São João do Triunfo para que participem da sessão extraordinária marcada para essa sexta-feira (10).
“Então, eu convido a todos os funcionários públicos pra hoje, 18h30 lá na Câmara, não deixar esse projeto ser aprovado e respeitar mais você, funcionário público. […] Muito obrigado a todos e conto com vocês 18h30 lá na Câmara Municipal de Vereadores. Um abraço.”
Assista ao vídeo completo:
Ver essa foto no Instagram
Repercussão
Nas redes sociais, o vídeo do vereador Pedro recebeu muitos elogios, parabenizando-o pela atitude e comentários que concordaram com seu ponto de vista exposto no clipe.
“Parabéns pelo teu ato de fazer com que o povo fique por dentro, e por não aprovar cargos comicionados com autos salários. Tem que acabar com essa prática de enganar o povo e favorecer amigos”, comentou um.
“Parabéns pela sua atitude, tem que acabar mesmo com esses cargos comissionados, infelizmente acho difícil a maioria dos funcionários públicos comparecerem, pois muitos temem a perda do seu emprego”, disse outro.
“Parabéns Pedro pela primeira vez que vejo um vereador no início do mandato já mostrando trabalho é uma exceção isso aí pia tamo juntos. Bota a boca no trombone e mostra como que se trabalha de verdade na política”, registrou um internauta.