O Portal P97 recebeu vídeos e áudios de que uma onça-parda estaria atacando animais e andando pelas fazendas de São João Triunfo. Segundo os áudios, o animal teria sido visto na região da Guaiaca. No entanto, em uma pesquisa rápida da equipe do jornalismo, as mesmas imagens já circularam pelas redes sociais em outros estados e países nos últimos dias dessa semana. Mairinque (SP), Ouro Preto (MG), Taquara (RS) e até Argentina foram alguns dos resultados encontrados.
As imagens do vídeo mostram uma onça-parda, também conhecida como Puma, caminhando por uma área de campo aberta. Além desse, outro vídeo, mostra um cavalo ferido, o qual havia sido atacado e teve as orelhas arrancadas, ferimentos no pescoço e membros sangrando.
Devido a cena chocante e repercussão do vídeo em diversas cidades, alguns locais emitiram nota de esclarecimento desmentindo o fato, como fez a Defesa Civil de Taquara após diversos moradores acreditarem que o animal estava na cidade.
Apesar do vídeo da onça-parda e do ataque ao cavalo serem verdadeiros, o fato aconteceu em Salto de Pirapora, município do interior de São Paulo. Inclusive, segundo o Jornal da Cidade Salto de Pirapora, o cavalo precisou ser sacrificado por conta dos ferimentos.
De acordo com o mesmo portal, a onça-parda também teria sido vista recentemente com filhotes na mesma região.
Ver essa foto no Instagram
Cuidado com as fake news
Entre as principais dicas dos especialistas para ajudar a combater fake news estão as seguintes:
- Verificar se as mensagens que você recebe nas redes sociais são verdadeiras
- Não compartilhar os conteúdos caso você tenha dúvida se eles são verdadeiros
- Encaminhar a mensagem falsa para grupos de verificação de fatos, como o Fato ou Fake
- Denunciar as mensagens falsas em sites e plataformas de redes sociais
Com informações de ABCMais